Definição do chakra
Chakra Plexo Solar – Poder, Ambição, Autoestima, Confiança, Significância
Necessidades emocionais e específicas
Necessidade de crescer
Necessidade de ter destaque
Necessidade de poder
Necessidade de ter relevância no grupo, empresa ou sociedade
Necessidade de ser importante
Necessidade de ser único
Necessidade de conquistar bens materiais
Necessidade de ter status social
Necessidade de ter autoestima
Necessidade ter valor
Necessidade de posição hierárquica relevante
Necessidade de ser insubstituível
A principal pergunta deste chakra é:
O que fazer para ter destaque? O que fazer para ter autoestima? Como ter significância na sociedade? Como ter significância na vida de outras pessoas? Como atingir posições de poder? Como ser a pessoa de maior liderança dentro da minha família, empresa ou sociedade? Como ser insubstituível?
Ferramentas do Chakra
Autoestima; Ambição; Necessidade de crescimento; Coragem; Confiança; Disciplina, Resiliência; Foco no objetivo; Eficiência; Persistência; Teimosia; Arrogância; Egoísmo; Superação, Auto Suficiência, Independência.
Todas as situações em nossa vida esse chakra vai avaliar o seguinte:
Eu estou utilizando meu poder pessoal? Eu consigo dizer não? Eu tenho autoestima, eu estou seguindo meus objetivos? Eu coloco minhas necessidades na frente das necessidades das outras pessoas? Eu tenho ambições? Eu abaixo a cabeça em situações que eu discorde? Eu tenho metas e sou persistente nelas, ou eu desisto facilmente? Eu consigo receber um ‘não’ ou uma crítica sem me abalar emocionalmente? Eu estou sendo egoísta? Eu estou sendo antiético nas minhas relações?
Ter ambição, confiança, autoestima e disciplina fazem com que a gente execute as tarefas que precisamos, para alcançar os objetivos que desejamos, não nos deixando desistir no primeiro ‘não’ ou obstáculo que surgir. O papel deste chakra é nos fazer seguir em frente, realizar nossos sonhos e pôr em prática nossos planos. A falta de utilização deste chakra faz com que a gente aceite o caminho que outra pessoa traça para nós, e que acabemos vivendo como coadjuvantes dentro dos sonhos de outras pessoas. Já a utilização em excesso, pode fazer com que a gente termine sozinho por causa do excesso de arrogância e egoísmo, afastando pessoas importantes na colaboração de nossos objetivos.
Explicação da forma certa/errada de utilizar
O plexo solar é o chakra da luta, do guerreiro, da força, ambição, confiança e disciplina. Esse chakra é muito importante na conquista de nossos objetivos, no nosso senso de autoestima e valor, e na nossa importância perante o nosso meio social, profissional e familiar. Certamente se você estiver se sentindo desanimado ou com problemas de valorização no seu ambiente, esse chakra está com problemas.
Por ser o chakra da competição, se ele estiver com excesso de energia, você pode enxergar qualquer situação na sua vida como uma competição e ver o outro como oponente. À nível de psicologia evolutiva, uma boa forma de exemplificar a utilização em excesso deste chakra atualmente na sociedade é a seguinte. Quando ainda vivíamos em florestas, e não tínhamos uma civilização como a que conhecemos hoje, tínhamos muitos oponentes, tanto de outras tribos, como animais e o ambiente, portanto era natural que tudo representasse o inimigo e que precisássemos utilizar a energia de competição e de luta em excesso, se quiséssemos sobreviver. No mundo globalizado atual, esses problemas não existem mais, porém continuamos nos comportando como se existissem.
Atualmente, considerarmos quem pensa diferente da gente como inimigo, causa muito mais prejuízo do que benefício. A esquerda e a direita não precisam ser inimigas, as religiões não precisam fazer distinção e excluir, os premiados não precisam ser apenas os que chegam em primeiro lugar. Temos espaço para todos na sociedade atual, mas ainda estamos utilizando uma programação antiga de competição extrema para viver em um mundo que tem oportunidades infinitas.
Na época dos homens das cavernas fazia sentido ter que priorizar apenas um lado, e considerar os demais inimigos, pois não teria recursos para todos os grupos. Fazia sentido que apenas o primeiro colocado tivesse importância, pois a tribo que ficasse em segundo colocado dessa competição é a tribo que estaria morta. Porém essa não é mais a nossa realidade, e essa competição irracional mais prejudica do que constrói.
A melhor forma de utilizar o plexo solar atualmente é para você ter ambições, foco, disciplina, autoconfiança e autoestima. Se priorizar e priorizar seus objetivos é muito positivo e produtivo, além de colaborar para a sociedade e o sistema em geral. A competição consigo mesmo, bater seus próprios recordes, se comparar com o que você era ontem e ver o quanto aprimorou, são ferramentas muito úteis desse chakra, que te ajudam a alcançar o que você deseja. E justamente por não precisarmos mais utilizar essa competição animal e atrasada, é que podemos ter uma cobrança e julgamento mais justos e honestos com nós mesmos.
Exemplos específicos de problemas na utilização do chakra
No plexo solar, temos a necessidade natural de ter significância; de sermos importantes dentro de algum contexto. Portanto, dentro de casa uma mãe quer ter significância para o marido e filhos, é por isso que ela cuida, pois além do amor que ela sente, ela também quer ter reconhecimento e ser significante naquela família. Da mesma forma, um CEO de uma empresa faz seu trabalho para que tenha reconhecimento de sua equipe, concorrentes e da indústria como um todo. A regra do jogo a ser cumprida é a mesma, porém existem várias maneiras e intensidades de se cumprir essa regra.
O plexo solar existe em todas as pessoas, a questão é como ele é utilizado e porque é utilizado. A necessidade de ser importante é inata a todos os seres humanos, o que muda é a intensidade ou frequência em que precisamos disso. Geralmente, pessoas que estão em posições de mais destaque, poder e competição, são pessoas com essa necessidade mais intensa.
Quando a pessoa tem a energia equilibrada nesse chakra, ela possui metas, tem ambição, consegue distinguir quando pode focar nela ou em outras coisas, ela prioriza suas próprias ambições, ela sabe dizer não quando precisa, ela tem disciplina e foco.
Já quando a pessoa tem energia baixa bloqueada neste chakra, ela tem baixa autoestima, se coloca abaixo dos outros, tem dificuldade em dizer não, tem pouca confiança e tem dificuldade de criar ou cumprir metas. Já a pessoa com energia excessiva, vai se colocar com uma capacidade acima das suas próprias limitações, às vezes sendo injusta e arrogante, vai ser antiético no sentido de “vale tudo para conseguir os meus objetivos” e pode passar dos limites na agressividade.
Se você está com energia equilibrada neste chakra, por exemplo, e você está almejando uma nova posição no seu trabalho, você vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance, você vai dar o seu melhor, focar, ter disciplina, se auto responsabilizar, porém dentro dos seus limites e vai estar confiante. Se você está com energia bloqueada, você vai responsabilizar os outros, você vai colocar a culpa no seu chefe, nos seus colegas de trabalho, não vai ter disciplina, não vai ter foco e vai querer fugir das suas responsabilidades para evitar a dor.
Agora se você estiver com energia em excesso, você vai entrar em competição consigo mesmo e com seus colegas, vai ignorar a opinião e os sentimentos de outras pessoas, vai ter dificuldade em aceitar limites e regras éticas, vai se sobrecarregar e se tornar obsessivo. Muitas vezes, a pessoa com excesso de energia nesse chakra não tem má intenção, mas é que naquele momento ela não consegue enxergar mais nada além dela mesma, e não há problema em se priorizar, o problema disso é quando ultrapassa os limites éticos, morais e leis.
Uma metáfora que descreve o equilíbrio necessário do Chakra plexo solar a situações:
O chakra plexo solar é um leão. Dentro da alcateia só se pode ter um líder, e não é admissível que o animal mais fraco seja o líder, tem que ser o mais forte e o mais corajoso, e esse é o maior poder e qualidade do plexo solar. Quem está à frente de um grupo deve ser o mais corajoso e que passa segurança para sua equipe. As pessoas que mais inspiram na sociedade são pessoas de poder e posição do plexo solar, essa chakra inspira e transmite confiança, trazendo mais segurança para as pessoas. Por outro lado, o bom líder também sabe quando arriscar e quando não ter confiança em excesso; sabe tanto dos seus pontos fortes quanto dos seus pontos fracos, e vai utilizar isso de motivação para seguir em frente, não desistindo da guerra, mas escolhendo as batalhas que têm mais habilidades para vencer.
Chakra plexo solar nas suas versões de fluxo equilibrado, excessivo, baixo
Excesso:
Insatisfação recorrente com seu progresso e posição, mesmo que trabalhe 15 horas por dia
Dificuldade em aproveitar e ser grato pelo que já conquistou, buscando sempre a próxima conquista
Inveja e raiva da conquista de outros
Quebra regras, leis ou limites de forma constante
Excesso de confiança sem preparo
Promete mais do que entrega
Abuso, verbal ou psicológico
Agressividade
Arrogância
Egoísmo
Antiética
Impaciente consigo mesmo e com os outros
Dificuldade em aceitar os próprios limites ou erros
Dificuldade em aceitar autoridade
Conflitos intensos
Não aceita perder
Competitivo em excesso
Autoritarismo
Amplificação dos pontos negativos de outras pessoas
Amplificação dos seus próprios pontos positivos
Baixa energia ou bloqueio:
Falta de disciplina
Dificuldade em criar, seguir e cumprir metas
Baixa autoestima
Aceita tudo o que oferecem, sem dizer o que realmente deseja
Vitimismo
Dependência de uma carreira, trabalho, família ou relacionamento
Falta de auto suficiência
Dificuldade de se responsabilizar por sua situação
Síndrome do coitadismo
Dificuldade em lidar com pressão
Baixa energia para execução de tarefas
Baixa autoconfiança
Pessimismo
Aceita as coisas como recebe
Não tem metas ou planos para o futuro
Está sempre em segundo plano na sua própria vida
Espera que as pessoas te digam o que fazer para você agir
Equilibrado:
Disciplinado
Autoconfiante
Positivo sobre lidar com novos desafios e experiências
Gosta de desafios e de atingir novas metas
É justo em analisar seu progresso
Ambicioso
Focado
Tem certeza do que quer e de como quer
Não aceita menos do que sabe que merece
Planeja, estuda e trabalha para ter o que quer
Resiliente
Autoestima alta
Bom líder
Motivador
Inspirador
Pode lidar com situações que não está totalmente confortável, mas vai ter uma estratégia para mudar para melhor
Obstinado
Responsável
Exemplos de situações de vida que geram desequilíbrios neste chakra
O que ativa o chakra plexo solar: situações de competição; situações onde você deseja muito alguma coisa ou algum objetivo; situações de conflitos e brigas; situações que te dão poder; situações de humilhação; situações em que você se sente prejudicado; situações que você é desafiado.
Pessoas que geralmente tem problema com Excesso de chakra plexo solar:
Pessoas que cresceram em ambientes muito competitivos, onde se elas não fossem as melhores, não recebiam atenção
Pessoas que foram expostas a grandes desafios, ambições ou perspectivas desde cedo
Pessoas que se comparam em excesso com influencers nas redes sociais, milionários, pessoas de grande sucesso, etc.
Pessoas que geralmente tem problema com a Deficiência do chakra plexo solar:
Pessoas que são humilhadas ou que suas conquistas nunca foram reconhecidas por seus familiares, amigos próximos e escola
Pessoas que teve muitas dificuldades na vida e conseguiu superar poucos obstáculos
Pessoas que conviveram com muitas injustiças, abuso de poder, abusos em geral
Exemplo de situação prática:
Você precisa se posicionar em relação a algo importante
Pessoa Equilibrada:
Você já sabe qual é a posição correta a tomar para você mesmo, você sabe o que faz sentido pra você e o que é melhor para você, e vai se sentir seguro e calmo para se posicionar. Você se sente confiante para se posicionar sem a necessidade de minimizar o outro lado, entendo que aquilo faz sentido pra você, mas pode não fazer para outras pessoas.
Pessoa excessiva:
Você já sabe qual posição vai tomar e faz isso imediatamente, muitas vezes sem nem analisar as outras opções. O que você busca mais é provar um ponto e sair como vencedor da ‘batalha’, mesmo que os resultados e médio e longo prazo não sejam favoráveis a você. Você acredita que sua posição é mais importante que a posição de outras pessoas.
Pessoa com energia bloqueada:
Você tem dificuldade de se posicionar, especialmente quando isso requer que você tenha algum tipo de desconforto ou conflito com outras pessoas. Você prefere se abster da posição, mesmo que isso signifique se prejudicar de alguma forma. Você só vai se posicionar se não tiver mais opção ou se você tiver total segurança sobre isso.
Exemplo de situação prática:
Alguém descumpre uma regra, acordo ou combinado
Pessoa Equilibrada:
Você tenta entender todo o contexto do porque esse erro aconteceu, avaliando todos os riscos e problemas envolvidos, para depois pensar em uma consequência e solução. Você aplica a consequência baseado principalmente nesse contexto e no histórico da pessoa, tentando ser justo, mas sem deixar o erro impune.
Pessoa excessiva:
Você não avalia contexto e histórico da pessoa, pode ser duro no julgamento sobre as intenções, e vai amplificar os pontos negativos, minimizando os pontos positivos, sendo até injusto. Provavelmente a punição aplicada vai ser excessiva, podendo gerar conflitos mais graves e até mesmo rupturas de relações.
Pessoa com energia bloqueada:
Você vai ter receio de corrigir ou questionar a pessoa, especialmente porque você não quer entrar em um conflito. Você se sente inseguro que a pessoa pode ficar com raiva da sua cobrança e punição, e acabar piorando o problema.
Atividade principal para desenvolvimento do plexo solar:
Praticar esportes, especialmente que envolvam competição
Lista de metas, objetivos e ambições
Grupos de networking
Falar sobre si mesmo, suas conquistas
Exaltar sua posição no emprego, promoção
Exaltar sua formação profissional
Exaltar suas habilidades
Assistir palestras, séries, filmes e ler livros motivacionais
Assistir líderes que te inspiram
Ouvir músicas inspiradoras
Fazer atividades que te deem motivação para vencer
Estar entre pessoas que te inspiram, desafiam e motivam
Avaliar seu próprio progresso em diferentes áreas
Planejar suas metas, mesmo que pequenas
Ter um quadro de visualização
Maior Desafio do Chakra plexo solar:
Não ser egoísta e reconhecer as necessidades de outras pessoas
Ter empatia
Priorizar a dor de outras pessoas além das suas
Reconhecer os esforços e contribuições de outras pessoas
Não ser arrogante
Ser justo nos seus julgamentos
Manter os limites morais e éticos
Não ser agressivo
Saber quando agir e quando esperar
Trabalhar em grupo
Reconhecer seus próprios erros
Saber o momento certo de lutar
Não tomar atitudes de forma impulsiva
Reconhecer o valor que outras pessoas têm no seu próprio sucesso
Dúvidas Comuns / Estereótipos / Linha fina do chakra.
É errado eu ser egoísta?
É errado eu ter ambição e priorizar meus objetivos?
É errado eu me priorizar além do outro?
É errado eu ser arrogante?
É errado querer ter poder e ser importante?
É errado eu falar ‘não’?
É natural que o déficit ou excesso de uma energia façam parte de algumas situações da nossa vida. Porém, quando esse déficit ou excesso se prolongam por muito tempo, é uma demonstração de que algo não está indo bem. Em uma situação pontual, é normal o desequilíbrio, mas quando isso se torna geral, é sinal de que algo está errado.
Em nenhuma das dúvidas relacionadas ao plexo solar a resposta é não, pois tudo vai depender do contexto. Em certos momentos da sua vida você precisará priorizar outras pessoas, mas se isso é recorrente a ponto de minimizar seus projetos e te deixar infeliz, você deve repensar seu comportamento, pois provavelmente você está bloqueando seu plexo solar e seu poder pessoal.
Já se você se coloca sempre em primeiro lugar, algumas vezes podendo prejudicar ou magoar outras pessoas, não reconhecendo o valor delas, e até mesmo passando dos limites morais e éticos, você provavelmente está utilizando em excesso o seu plexo solar, sendo injusto e não valorizando as pessoas que deveria.
Para atingirmos o equilíbrio deste chakra, é importante sabermos e reconhecermos todos os nossos pontos fortes e fracos, bem como que queremos de nossas vidas, tanto a nível de objetivos pessoais, quanto profissionais, para termos bem definidos quais são nossos limites, metas, o que aceitamos e esperamos de nós mesmos e outras pessoas e o que vamos nos cobrar como resultados. Esse chakra é movido pela ação, e ele precisa ter ambições e atingir objetivos para receber energia.
Para atingir a confiança, que vem desse chakra, é importante que você saiba o que você quer e o que você precisa fazer e ser para atingir o que você quer. Também é importante saber qual o tipo de ambiente e situações você gosta e tem capacidade para lidar, pois isso vai ser primordial para você alcançar seu sucesso pessoal.
Esse chakra também utiliza a ferramenta da comparação, mas é importante que você saiba usar essa ferramenta, pois no caso se comparações externas, utilizando apenas para se autocriticar, sentir inveja ou se sentir humilhado, essa ferramenta vai te atrapalhar, e não te inspirar. Há uma linha tênue entre a inspiração e a inveja. A inspiração vai energizar este chakra e fazer você ter energia para atingir seus objetivos; a inveja vai bloquear ou sobrecarregar este chakra, fazendo com que você fuja dos problemas ou culpe outras pessoas por eles.