Definição do chakra
Chakra Frontal – Inteligência, Intuição, Visão, Imaginação, Criação
Necessidades emocionais e específicas
Necessidade de aprender
Necessidade de entender as coisas profundamente
Necessidade de pensar e racionalizar
Necessidade de imaginar e criar
Necessidade de enxergar
Necessidade de se conectar com suas intuições
Enxergar além do que é visível ao olho
Necessidade de questionar
Necessidade de pesquisar
Necessidade de confrontar ideias
Necessidade de inventar ou reinventar
Necessidade de atualizar sistemas e estratégias
Necessidade de entender a raiz de um problema
Necessidade de racionalizar as emoções
Necessidade de trazer o inconsciente para o consciente
Necessidade de ser racional e lógico
Necessidade de chegar às suas próprias conclusões
Necessidade de criar planejamento
Necessidade de autoconhecimento
Necessidade de aprimoramento
A principal pergunta deste chakra é:
Como posso aprender e entender as coisas de forma profunda, de diversas fontes de informação, mesmo que controversas, para obter respostas e chegar às minhas próprias conclusões? Como posso criar visões, ideias, invenções e colocá-las em prática? Como posso sair do mundo da criação, visão e imaginação para a execução das minhas ideias?
Ferramentas do Chakra
Aprender; Pensar; Inventar; Enxergar e pensar fora da caixa; Questionar sistemas, pessoas e estratégias; Não aceitar limitações intelectuais; Raciocínio lógico; Capacidade de pensar em soluções para problemas, podendo gerar desde soluções simples até grandes invenções; Receber e processar intuições; Autoconhecimento; Autocrítica; Frieza; Estratégia; Planejamento; Pensamento crítico; Pensamentos excessivos; Teoria excessiva.
Todas as situações em nossa vida esse chakra vai avaliar o seguinte:
Eu tenho informações suficientes para passar por essa situação / resolver esse problema? Essa é uma situação conhecida, ou preciso aprender e estudar mais sobre isso? Estou aprendendo com as situações da minha vida, ou fico repetindo lições e passando pelos mesmos problemas? Eu sei quando devo me criticar e mudar algum comportamento, ou eu repito sempre os mesmos padrões, sem me questionar? Eu questiono quando alguém me passa alguma informação, ou eu acredito sem questionar?
O pensamento, questionamentos e criação são muito importantes para nós, e foi da energia e da utilização deste chakra que grandes invenções foram criadas no mundo. Quando deixamos de questionar, pensar e analisar um assunto, problema, comportamento ou emoção, deixamos também de aprender, evoluir e criar soluções para nossos problemas. Também podemos ser influenciados a acreditar em coisas e informações que não são verdadeiras. Ao mesmo tempo, o excesso da utilização deste chakra no intuito de querer aprender mais e mais sobre um assunto, ou criar cada vez mais informações e estratégias, pode acabar bloqueando a energia da execução, fazendo com que suas ideias não saiam do papel.
Explicação da forma certa/errada de utilizar
O chakra frontal é o chakra responsável pela nossa visão, pensamentos, racionalidade e intuição. Ele traduz as informações vistas, lidas, ouvidas e recebidas para que possamos compreender a mensagem, e processá-la. Ele também é muito importante na nossa tomada de decisão, a partir de situações, problemas ou informações que recebemos.
Outra função importante deste chakra é a nossa capacidade de fazer auto reflexão e autocrítica, para podermos evoluir e aprender com nossos erros. Além disso, aprender e entender conceitos diferentes e fora da nossa zona de conforto.
Devemos estar sempre questionando, aprendendo coisas novas, compreendendo o mundo a nossa volta, saindo da nossa bolha de conhecimento, percebendo e entendendo visões diferentes das nossas, analisando as situações que acontecem ao nosso redor e nas nossas vidas. Porém, se você está sempre racionalizando as suas emoções, querendo sempre aprender mais e mais sobre um determinado assunto, ou se auto criticando demais, você acaba gerando uma energia excessiva nesse chakra, que vai te impedir de colocar em prática as suas ideias.
Da mesma forma, se não conseguimos questionar uma informação que nos foi apresentada, se não conseguimos analisar e compreender visões diferentes das nossas, se não conseguimos aprender com nossos erros e se estamos sempre resistentes à novos aprendizados e opiniões, geramos um bloqueio de energia nesse chakra. Esse bloqueio de energia, vai fazer com que você execute ações sem pensar antes, ações impulsivas e que podem trazer prejuízos e consequências negativas.
O chakra frontal é muito importante na criação e planejamento das suas ideias e ações, portanto é muito importante ter um equilíbrio entre o planejamento e a ação. Ambos são importantes para a construção de nossos objetivos. Ele também é muito importante no nosso aprendizado, tanto em relação ao mundo, quanto em relação a nós mesmos e aos nossos erros. Portanto, ter um desequilíbrio neste chakra pode significar tanto que você não está executando o seu planejamento, quanto que você está executando sem analisar e pensar antes.
Exemplos específicos de problemas na utilização do chakra
É natural que, em situações que ativem o seu lado animal, que você acabe desligando ou não utilizando o chakra frontal para analisar a situação. Ou em situações que você tem emoções muito fortes envolvidas, que você acabe sendo mais impulsivo e menos racional e analítico. Esses são exemplos de situações que bloqueiam a energia deste chakra, comprometendo a sua capacidade de decisão.
Por exemplo, se você sofre uma traição de um companheiro ou amigo, a sua tendência animal vai ser brigar ou fugir do problema. Ou você vai ter o impulso de brigar e julgar a pessoa, ou vai ter o impulso de bloquear e excluir a pessoa completamente da sua vida. É uma decisão importante a se tomar, e por isso você deveria diminuir seus impulsos animais para tomar essa decisão.
Nesse caso, você deve utilizar o seu chakra frontal para analisar se foi uma situação pontual, ou se é algo recorrente; se o histórico entre vocês é muito mais positivo do que negativo; se foi algo que a outra pessoa fez por impulso ou por algum outro motivo externo; se tem alguma coisa dentro desse acontecimento que é responsabilidade sua também, etc. Todo acontecimento, mesmo quando é contra nós, traz um aprendizado, e a utilização deste chakra para este aprendizado é muito importante, principalmente porque ele é o chakra que nos ajuda a entender o lado animal e superar, agindo muito mais racionalmente e menos instintivamente.
Isso não quer dizer que você deveria aceitar a traição e apenas racionalizar ela, mas sim aprender o que você poderia ter feito diferente, o que pode ser de sua responsabilidade dentro dessa situação e como você vai evitar que isso aconteça novamente. Apesar disso, não há garantias de que, mesmo você aprendendo sua lição, que o problema não irá se repetir.
O chakra frontal, quando entende uma situação e encontra uma solução, tem a tendência de querer controlar as próximas situações semelhantes, porém isso não significa que vai conseguir, e essa é uma das grandes frustrações do chakra frontal. O que você deve focar é que, você aprendeu a lição, vai dar o seu melhor, vai controlar o que está dentro do seu alcance, esperando os melhores resultados, mas sem apego.
Uma metáfora que descreve o equilíbrio necessário do Chakra frontal a situações:
O chakra frontal é cientista intuitivo, que precisa tanto de evidências, informações e pesquisas científicas, quanto de criações, intuições e invenções próprias. Grandes inventores da humanidade tinham esse chakra com energia equilibrada, ou seja, eles confiavam na própria intuição e criação, mas também utilizavam de pesquisas e validações científicas em seus trabalhos, invenções e descobertas.
Chakra nas suas versões de fluxo equilibrado, excessivo, baixo
Excesso:
Excesso de pensamentos
Dúvidas excessivas sobre si mesmo e sobre outros
Desconfiança da teoria, pesquisa, estudo, informações, etc de outras pessoas, mesmo que sejam autoridade no assunto
Necessidade de validar toda informação, mesmo que irrelevante
Necessidade de ganhar qualquer argumento intelectual
Questionamentos excessivos
Dificuldade na execução de tarefas
Dificuldade na execução de suas ideias
Teoria excessiva
Dificuldade em tomar decisões
Dificuldade em executar atividades simples
Falta de praticidade
Pensamentos muito complexos
Frieza emocional
Dificuldade em sentir e expor emoções
Indecisão
Pensamentos muito profundos, com dificuldade de tomar simples decisões
Analisa muitas opções, muitas vezes perdendo o timing de agir
Se autocrítica em excesso
Dificuldade em tomar partido de um lado, depois de analisar todos os lados de uma história
É intelectualmente arrogante e competitivo
Baixa energia ou bloqueio:
Toma decisões impulsivas
Não pensa antes de agir
Dificuldade em analisar diferentes variáveis dentro de um problema ou situação
Dificuldade em passar por situações novas
Generaliza muito seus julgamentos e análises
Dificuldade em aprender e compreender uma opinião diferente da sua
Não tem interesse por assuntos fora da sua zona de conforto
Não aceita críticas ou feedbacks
Não tem uma boa auto percepção
Acredita em pessoas que são autoridade para eles, sem questionar
Caí em fake news
Não questiona seus líderes
Não tem o hábito de pesquisar, ler, estudar, questionar
Dependendo do seu nível de crença, ou confia em excesso ou não confia em sua intuição
Não consegue analisar uma situação com imparcialidade
Defende seu ponto de vista ou ponto de vista de seu grupo, mesmo sem ter informações suficientes
Equilibrado:
Sabe quando tem informações suficientes para tomar decisões
Toma decisões com confiança em suas bases teóricas e pesquisas
Admite quando não sabe o suficiente sobre um assunto e, se achar necessário, vai estudar e pesquisar sobre
Não se sente mal quando alguém sabe mais do que ele sobre um assunto, e até aproveita para aprender mais
Confia em sua intuição e consegue usá-la em seu benefício na maioria das vezes
É curioso e interessado sobre vários assuntos, mas tem as suas preferências que acaba focando
Sabe distinguir a linha entre aprender e planejar, e criar um plano de ação e executar
Executa suas ideias e atividades
Pode ter dúvidas, mas confia em sua base teórica e pesquisas para tomar decisões
Quando erra, procura entender onde errou e como corrigir para uma próxima vez
Tem um pensamento crítico equilibrado
Autoconhecimento é algo que está sempre em seu radar, procurando sempre se aprimorar
Dificilmente se julga ou julga outras pessoas, procura sempre entender o que poderia ter sido feito diferente / melhor
Sempre enxerga o que pode ser aprimorado dentro dos limites da realidade Exemplos de situações de vida que geram desequilíbrios neste chakra
O que ativa o chakra frontal: situações que geram curiosidade; situações que geram questionamento e dúvida; situações de tomada de decisão; situações que exigem um nível intelectual ou de conhecimento acima do atual; situações que têm desafios intelectuais; situações que necessitam de estratégia e planejamento.
Pessoas que geralmente tem problema com Excesso de chakra frontal:
Pessoas que nasceram em famílias com problemas de estratégia graves, e precisaram tomar a posição de pessoa estrategista muito cedo
Pessoas que foram criadas em ambientes muito emocionais e que perceberam que as emoções em excesso mais causavam problemas, que soluções
Pessoas que passaram por traumas ou grandes problemas relacionados a falta de informação
Pessoas que geralmente tem problema com a Deficiência do chakra frontal:
Pessoas que tiveram suas ideias e criações rejeitadas por seus familiares, professores e pessoas próximas
Pessoas que foram doutrinadas dentro de alguma religião, forma de educação ou política de maneira muito rígida
Pessoas que foram castigadas por fazer algo diferente da sua família, grupo, religião, etc
Exemplo de situação prática:
Você precisa tomar uma decisão
Pessoa Equilibrada:
Você analisa todas as opções, leva tudo em consideração, inclusive opções que te causam desconforto, pesquisa, estuda e analisa o necessário para tomar a decisão e, quando seguro de todas as informações que coletou, toma a decisão sem hesitar muito e confiante com suas escolhas.
Pessoa excessiva:
Você fica preocupado se a decisão que você vai tomar é a correta, e analisa excessivamente todas as alternativas, algumas vezes até tentando adiar tomar a decisão por insegurança intelectual. Você tenta coletar o máximo de informações possíveis, perde o sono, pensa compulsivamente sobre a decisão. Mesmo quando toma a decisão, continua se sentindo inseguro e se questionando sobre sua decisão.
Pessoa com energia bloqueada:
Você toma a decisão de forma impulsiva, sem pensar ou pesquisar sobre, e segue apenas o que você está sentindo no momento. Dificilmente você demora muito tempo para tomar uma decisão, e é comum que tome decisões que se arrependa depois. Você analisa apenas as variáveis que estão mais visíveis ou expostas.
Exemplo de situação prática:
Você precisa resolver um novo problema ou criar uma nova solução para alguma coisa
Pessoa Equilibrada:
Você analisa se o problema é algo que você já passou antes ou se é algo semelhante com algo que você já experienciou ou já viu, para começar a pensar em uma solução. Se não for, você busca ajuda de fontes externas, estudos e pessoas que já passaram por isso para conseguir resolver o problema ou criar uma solução. Você não tenta inventar a roda, mas você pode tentar aprimorar ou criar uma nova função para a roda.
Pessoa excessiva:
Você analisa e pesquisa todo o material que você pode sobre aquele problema, seja de sua autoria ou de autoria de outras pessoas, mas mesmo assim você não se sente satisfeito com as soluções encontradas, e tenta reinventar a roda, mesmo que isso dê muito mais trabalho e traga soluções semelhantes ou até mesmo inferiores a das outras estratégias.
Pessoa com energia bloqueada:
Você pode se sentir muito inseguro para resolver um novo problema ou criar uma nova solução, e acaba utilizando estratégias e soluções antigas ou de outras pessoas para solucionar o problema, sem analisar se aquilo faz sentido ou se a pessoa que compartilhou a solução é realmente autoridade no assunto. Basicamente, você fica refém da sorte.
Atividade principal para desenvolvimento do frontal:
Ler livros de todos os tipos, mas especialmente os científicos, de história, desenvolvimento pessoal e filosofia
Questionar as informações, seja recebida por pessoas próximas ou sites de notícias
Pesquisar sobre os assuntos que você tiver dúvidas
Assistir vídeos e filmes sobre assuntos intelectuais e curiosos
Estudar sobre a história de grandes filósofos e cientistas
Se questionar sobre seus pensamentos, julgamentos e críticas
Se questionar sobre seus comportamentos e atitudes
Se questionar sobre suas decisões
Pesquisar e estudar sobre opiniões diferentes das suas
Pesquisar e estudar sobre histórias de diferentes épocas da humanidade, sobre todas as religiões, sobre as formas de política e sobre a história da educação
Questionar e pesquisar sobre fontes das informações que você lê
Escrever sobre suas opiniões e pensamentos, para analisar posteriormente se fazem sentido
Meditar para ter mais clareza sobre suas intuições
Ouvir audiobooks
Maior Desafio do Chakra frontal:
Pensar e analisar profundamente antes de tomar decisões
Tomar decisões sem hesitação
Compreender que sempre é possível aprimorar, mas nem sempre é necessário ou benéfico
Conseguir priorizar uma coisa só
Deixar o corpo sentir emoções sem, necessariamente, precisar validá-las
Parar de criar estratégias e informações
Executar suas ideias
Pensamento e criação constante
Dificuldade de foco em apenas um assunto / área
Reconhecer quando é intuição, e quando é projeção
Utilizar suas projeções e visualizações do futuro para produzir, e não apenas criar ideias
Ser otimista
Não permitir que as projeções pessimistas sejam maiores que as otimistas
Dúvidas Comuns / Estereótipos / Linha fina do chakra.
É errado pensar demais antes de tomar uma decisão?
É errado questionar quem seria a autoridade?
É errado ser indeciso?
É errado seguir muito a intuição?
É errado racionalizar as emoções?
É errado não se criticar ou se criticar demais?
É natural que o déficit ou excesso de uma energia façam parte de algumas situações da nossa vida. Porém, quando esse déficit ou excesso se prolongam por muito tempo, é uma demonstração de que algo não está indo bem. Em uma situação pontual, é normal o desequilíbrio, mas quando isso se torna geral, é sinal de que algo está errado.
É normal analisar uma situação com mais cautela e com mais tempo, quando isso afeta muito a sua vida ou rotina. É natural demorar mais para tomar uma decisão que pode mudar tudo na sua vida. Porém, quando isso se torna realidade até para as decisões ou situações mais simples, isso pode significar que você tem um problema neste chakra. Uma insegurança ou uma dúvida muito grande sobre você mesmo, que faz com que você tenha que validar racional e intelectualmente tudo o que você faz.
Ao mesmo tempo, quando não conseguimos pensar fora da caixa, compreender e estudar opiniões diferentes das nossas e estudar outras opções diferentes das que já testamos, também temos um problema, pois estamos tentando utilizar estratégias antigas, para resolver problemas novos, o que na maioria das vezes vai dar errado.
Para atingir o equilíbrio neste chakra, é muito importante estarmos abertos para novas percepções, novos estudos, trazer o inconsciente para o consciente e estarmos cientes de nossas decisões e ações. Estar consciente dos nossos pensamentos, ações, sentimentos e impulsos, é o que mais traz clareza e equilíbrio para este chakra, além de estar alinhado com nossa intuição. Ao mesmo tempo, é muito importante que a gente não racionalize demais nossas intuições e sentimentos, e também que não coloquemos muito em dúvida as nossas decisões.
A certeza é algo que este chakra tem dificuldade em atingir, porque ele é o chakra do questionamento, mas é de extrema importância que ele consiga escolher um caminho para seguir, mesmo que com dúvidas, para conseguir trazer mais clareza para o consciente sobre todas as especulações e incertezas que o inconsciente carrega.