Definição do chakra
Chakra Coronário – Espiritualidade, Conexão com algo maior, Esperança, Fé
Necessidades emocionais e específicas
Ter conexão com um propósito
Ter conexão com o divino
Praticar a espiritualidade
Se sentir parte de algo maior
Se conectar com diferentes níveis de informação
Enxergar o todo
Se sentir parte de uma grande família, e não apenas da sua família biológica
Ter fé
Ter esperança
Enxergar além do momento atual
Enxergar um propósito para tudo
Compreender que tudo tem uma explicação e um propósito
Necessidade de ser ético, honesto e moral
Necessidade de ter valores bem definidos
A principal pergunta deste chakra é:
Como posso me conectar com algo maior? Como posso sentir que estou fazendo o que é meu propósito de vida? Como posso me conectar com minha espiritualidade? O que faz sentido para a minha vida? Eu tenho fé e esperança? Eu acredito que tudo tem um propósito, ou eu nunca aceito o que acontece da forma que acontece?
Ferramentas do Chakra
Ter fé e esperança; Enxergar e compreender além das situações; Sabedoria; Compreensão profunda das coisas; Conexão e compreensão sobre o propósito de vida; Conexão com o eu superior; Aceitação; Amor incondicional; Passividade; Dificuldade de conexão com as coisas físicas; Imaterialismo; Desapego; Neutralidade excessiva.
Todas as situações em nossa vida esse chakra vai avaliar o seguinte:
Eu consigo ter esperança de que há uma solução para essa situação ou problema, ou eu estou desacreditado de que tudo tem um propósito e de que tudo tem uma lição por trás? Eu sinto que tenho um propósito e que estou agindo dentro de todas ou pelo menos da maioria das situações de acordo com meu propósito? Eu tenho um motivo profundo para fazer o que eu faço, ou apenas foco nos ganhos materiais e na vida física? Eu tenho conexão com minha espiritualidade, eu acredito que a vida não é somente isso e acabou? Eu tenho motivação interna para fazer o que é certo, mesmo que ninguém esteja vendo? Eu consigo pensar no todo, e não apenas em mim e no meu grupo?
A utilização e desenvolvimento deste chakra são muito importantes, pois nós somos seres espirituais vivendo uma experiência humana, e não o contrário. E quando falamos de espiritualidade, não estamos falando de religião. A espiritualidade é conectada com nossa consciência e sabedoria, e não com dogmas religiosos. Estamos aqui para evoluir, nos conectar com nossa essência e contribuir para a sociedade no geral, e fazemos isso através da nossa experiência humana, do nosso trabalho, das nossas relações e aprendizados no geral. Quando este chakra está aberto para compreender e se conectar com nossa verdadeira essência e propósito de vida, conseguimos criar e construir uma vida valiosa, com felicidade e leveza. Só somos realmente felizes quando estamos conectados com nosso propósito de vida, com o que nos faz sentirmos completos. Aquilo que sentimos desde jovens que nos traz felicidade, animação e senso de propósito, é o que provavelmente temos como missão na terra.
Explicação da forma certa/errada de utilizar
O chakra coronário é responsável pela nossa conexão com o universo, o divino, o mundo espiritual e nosso eu superior. É através dele que alcançamos uma maior consciência, sabedoria, paz e senso de propósito. Também é através dele que desenvolvemos a fé, a esperança e o senso de que tudo tem um propósito.
Outra função importante deste chakra é a capacidade de ver as coisas com imparcialidade, sem julgamentos, com a habilidade de amar e perdoar incondicionalmente. Diferentemente do chakra cardíaco que precisa de uma conexão mais próxima das pessoas, o chakra coronário consegue compreender e amar as pessoas sem distinção, porém essa ainda é uma capacidade rara em nossa sociedade.
Devemos tentar nos conectar o máximo possível com nossa essência, com aquilo que sentimos que estamos fazendo aqui. A vida humana sem a conexão com a sua real essência, com o propósito da sua alma e espírito, torna- se uma experiência vazia, sem sentido e solitária. Quando você não se conecta com o um sentido de que tudo tem um propósito e de que você tem uma missão para cumprir na terra, é muito mais fácil ir para o lado materialista excessivo, egoísta, antiético e imoral. É muito mais difícil manter valores e princípios, mesmo quando ninguém está vendo.
Ao mesmo tempo, se estamos vivendo uma vida muito espiritual, no sentido de estarmos nos doando em excesso, fazendo apenas para os outros e nada por nós, se nos sentimos mal por termos bens materiais ou por desejarmos termos bens materiais, se nos julgamos por termos desejos e impulsos carnais e animais, estamos buscando viver uma vida além da humana, e não é isso que estamos fazendo aqui. Somos seres espirituais sim, mas estamos vivendo uma experiência humana, e os desejos, necessidades e impulsos humanos fazem parte da nossa evolução e aprendizado.
O chakra coronário é muito importante na nossa conexão com o mundo espiritual, com a nossa verdadeira essência e com a nossa missão de vida. É ele que faz com que tenhamos esperança e fé, mesmo diante de grandes desafios, provações e perdas. Mesmo quando você não consegue enxergar uma solução ou uma saída, se este chakra estiver com a energia equilibrada, você não vai perder a confiança e esperança de que tudo vai dar certo e se resolver, no final. Este chakra também é responsável por te dar uma direção e te dizer se você está indo no caminho certo. É como se fosse nosso GPS interno, que te guia através de sentimentos e intuições.
Exemplos específicos de problemas na utilização do chakra
O nosso instinto animal, que é conectado com nossos três primeiros chakras, é muito forte. É uma energia muito mais densa do que a energia do chakra coronário, fazendo com que seja muito mais difícil se manter nessa energia mais leve, do que na energia mais pesada dos chakras de baixo. As energias densas não são negativas, elas são inclusive muitas vezes necessárias, porém algumas situações precisam da energia mais leve e sutil do chakra coronário para serem resolvidas.
A principal ferramenta do chakra coronário é acreditar. Acreditar e confiar que tudo tem um propósito, tudo tem um porquê, que tudo irá se resolver como deve. Muitas vezes você já fez o que podia, o que estava dentro do seu controle, e agora o que te resta é confiar e acreditar que tudo vai acontecer da forma como deveria. A utilização deste chakra é uma ótima estratégia para lidar com estresse, problemas fora do seu controle, ansiedade, tristeza e decepção. É através da utilização das ferramentas desse chakra, que conseguimos superar problemas que às vezes nem entendemos.
Uma boa exemplificação do chakra coronário são os ‘imprevistos’ ou ‘coincidências’ que a vida traz, como aquelas pessoas que perderam o voo e o avião acabou caindo ou sofrendo um acidente; ou aquelas pessoas que se atrasaram para sair de casa por algum motivo, e evitaram um acidente ou um assalto; ou até mesmo pessoas que perderam o emprego, e acabaram encontrando uma oportunidade muito melhor depois.
Isso não quer dizer que sempre que algo de ruim acontecer, temos que utilizar apenas as ferramentas do coronário para lidar com a situação. Temos que utilizar as ferramentas dos outros chakras para fazer o que está a nosso alcance e dentro do nosso controle para resolver a situação mas, a partir disso, confiar e acreditar que o que tiver que acontecer, vai acontecer.
Existe também o outro extremo da utilização deste chakra, que é terceirizar toda a responsabilidade dos resultados que você obtém, para o destino, o mundo espiritual, o universo, Deus, ou qualquer outra figura espiritual. É ótimo acreditar que tudo tem uma razão e que você não está sozinho
Uma metáfora que descreve o equilíbrio necessário do Chakra coronário a situações:
As regras e o código de ética dos Samurais representam muito bem o equilíbrio do chakra coronário, pois eles não deixam que o medo seja maior que a coragem e não permitem que a necessidade de controle seja maior que a crença e aceitação de que tudo acontece por um motivo e da forma como deve acontecer.
Chakra nas suas versões de fluxo equilibrado, excessivo, baixo
Excesso:
Dificuldade em ter / comprar bens materiais
Minimalismo excessivo
Desapego excessivo de pessoas e bens materiais
Desconexão com a realidade do mundo a sua volta
Fala sobre assuntos que quase ninguém compreende
Se isola de familiares e amigos
Não cuida da aparência, e se sente mal quando se sente atraente
Energia sexual muito baixa ou inexistente
Dificuldade na execução de atividades
Aceita e entende os pontos de todo mundo, sem defender ou expor sua opinião
Dificuldade em dominar uma situação
Bloqueia seus instintos animais, causando um desequilíbrio nos outros chakras
Vive uma vida muito mais espiritual que humana, até mesmo deixando de ter aprendizados e evoluções importantes
Baixa energia ou bloqueio:
Não consegue compreender o contexto geral de uma situação
Não aceita as coisas como elas são, e quer ter domínio e controle sobre tudo
Não aceita as pessoas como elas são
Não está conectado com seu propósito de vida
Não enxerga uma razão maior para estar aqui, além da existência física
Pode participar de alguma religião específica, que limita suas crenças e percepções
Não aceita crenças diferentes das suas
Não se sente parte de uma comunidade / sociedade, e se conecta apenas com seus familiares e pessoas mais próximas
Dificuldade em observar e compreender pessoas com pensamentos diferentes dos seus
Equilibrado:
Consegue equilibrar bem o seu lado animal, com seu lado espiritual
Consegue enxergar e compreender a razão para as coisas
Aprende com situações onde as coisas não aconteceram como esperado
Faz sua parte executando as atividades que deve, acreditando que o melhor vai acontecer
É desapegado de resultados, e foca muito mais nos processos
Cria expectativas, mas raramente se decepciona
Se sente parte de uma grande comunidade, sem discriminação
Acredita e sente o seu propósito, e faz as coisas de acordo com ele
Tem honra, ética e moral bem definidos e vive de acordo com eles
Compreende quando alguém o machuca ou decepciona, porém se afasta quando necessário
Não se sente sozinho ou desconectado do mundo espiritual
Se sente parte de algo maior, de um planejamento, não acredita que está aqui aleatoriamente
Não se sente culpado por ter prazeres animais
Exemplos de situações de vida que geram desequilíbrios neste chakra
O que ativa o chakra coronário: situações que fazem você se sentir conectado com seu propósito; situações que você se sente conectado com algo superior, além da vida física; situações desafiadoras que você não consegue encontrar respostas lógicas; situações de doenças ou morte entre parentes e pessoas próximas; situações que necessitam de uma compreensão mais ampla.
Pessoas que geralmente tem problema com Excesso de chakra coronário:
Pessoas que nasceram em famílias muito espiritualizadas, principalmente nos países de cultura oriental
Pessoas que são influenciadas desde jovens por monges
Pessoas que encontraram na espiritualidade (independente de religião), alguma forma de cura ou escape da dor
Pessoas que buscam muitos conteúdos espirituais e até mesmo astrológicos para justificar suas ações, comportamentos, sentimentos, pensamentos e destino
Pessoas que geralmente tem problema com a Deficiência do chakra coronário:
Pessoas muito céticas, que não acreditam em nada além do mundo físico e do que os olhos conseguem enxergar
Pessoas que não se sentem conectadas com um propósito maior, que acredita que o ser humano é apenas carne e osso, e nada mais
Pessoas que sofreram grandes perdas ou grandes decepções, e não acreditam na ‘justiça divina’ ou em um ‘poder maior’
Exemplo de situação prática:
Você descobre uma doença grave
Pessoa Equilibrada:
Você se preocupa, porém sabe que tudo tem um propósito e uma lição a ser aprendida. Você vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance, vai consultar os médicos que você deve consultar, vai fazer os tratamentos médicos tradicionais, vai procurar ajuda em medicinas alternativas, mas você também vai ter a certeza de que nada é por acaso, e vai buscar compreender profundamente qual a lição que você deve aprender com essa situação.
Pessoa excessiva:
Você acredita que tudo tem um propósito e que tem alguma lição para aprender por trás da doença, porém você descredibiliza ou até mesmo se nega a fazer os tratamentos da medicina tradicional indicados, pois você acredita que esse é o ciclo que você deve seguir e que, ou você vai se curar através de tratamentos alternativos, ou que vai se curar através da ajuda espiritual.
Pessoa com energia bloqueada:
Você se desespera, acredita que aquilo será o fim da sua vida ou que é uma situação injusta, não consegue enxergar a lição por trás da doença, procura todos os médicos e medicações possíveis, e acredita que a doença é algo apenas biológico, e não energético e espiritual.
Exemplo de situação prática:
Alguém bate no seu carro enquanto você está a caminho do trabalho ou de algum compromisso
Pessoa Equilibrada:
Você fica um pouco nervoso e incomodado com a situação, mas acredita que a outra pessoa não teve a intenção de fazer isso. Apesar disso, você responsabiliza a outra pessoa pelo seu erro, entendendo que erros acontecem, mas que quando cometemos erros, precisamos arcar com as consequências. Também acredita que, se era para você se atrasar para seu compromisso ou trabalho, algum motivo tinha.
Pessoa excessiva:
Você fica mais tranquilo que o normal, aceitando que tudo tem um propósito e uma justificativa, e não acata muito bem às leis humanas. Compreende tanto que o outro não teve intenção, que acidentes acontecem, que têm um propósito de aprendizado por trás e é tão desapegado dos bens materiais, que deixa a outra pessoa ir embora sem se responsabilizar por seus erros.
Pessoa com energia bloqueada:
Você fica extremamente nervoso e irritado, culpa a outra pessoa pelo erro sem entender que não foi a intenção dela. Você não consegue perceber que, o atraso em específico, pode ter sido algo positivo. Você tem o impulso de punir aquela pessoa por seu erro, e dificilmente vai deixar ela ir embora sem garantias.
Atividade principal para desenvolvimento do chakra coronário:
Meditar
Assistir conteúdos de diversos tipos de líderes para compreender de forma ampla como eles pensavam e tomavam decisões
Aprender sobre diferentes culturas sem julgamentos
Ler ou assistir conteúdos sobre diferentes religiões
Ler e estudar sobre a história da humanidade
Fazer cursos da área holística e espiritual
Participar de grupos de atividades espirituais
Participar de eventos de diferentes religiões
Pensar e escrever sobre situações que teoricamente deram errado, mas que no final foi melhor para você
Escrever sobre aprendizados que você teve nas situações mais difíceis e dolorosas da sua vida
Estudar sobre evidências de vida após a morte, espíritos, extraterrestres, etc
Maior Desafio do Chakra coronário:
Se sentir parte de algo maior
Não se desconectar do mundo físico, se alienando apenas com o espiritual
Compreender que somos seres espirituais vivendo uma experiência humana
Se conectar com seu propósito e missão de vida
Não acreditar que ter bens materiais seja algo ruim ou negativo
Se conectar com a humanidade e com todos os grupos, sem julgamentos
Compreender visões de grupos diferentes do seu
Aprender que compreender é diferente de aceitar
Compreender que o mundo não é preto e branco, mas cinza
Ter seus valores morais e éticos bem definidos
Compreender que o prazer e o nosso lado instintivo não estão errados
Aprender a dominar todos os chakras com sabedoria, sem culpa ou repreensão
Dúvidas Comuns / Estereótipos / Linha fina do chakra.
É errado viver uma vida apenas espiritual?
É errado ser extremamente cético?
É errado não acreditar em espíritos e vida após a morte?
É errado não querer acumular bens materiais?
É errado me isolar do mundo?
É errado ainda não sentir que encontrei meu propósito de vida?
Só propósitos de vida grandes e altruístas é que são importantes?
Em alguns momentos da nossa vida, é natural que estejamos mais focados na nossa evolução interna e espiritual, que busquemos mais compreensão sobre o que estamos fazendo aqui e qual o propósito da nossa existência. Assim como é natural que em algumas épocas estejamos mais revoltados e duvidosos sobre uma inteligência por trás de tudo, especialmente em situações que sejam extremamente injustas ou dolorosas para nós. O maior problema é quando essas situações são recorrentes, e deixam de ser situações pontuais.
O maior problema atual do chakra coronário é que, por ele ser vinculado com a nossa espiritualidade, ele acabou sendo conectado com a religião, o que nada tem a ver com espiritualidade. Religiosidade é bem diferente de espiritualidade, pois a espiritualidade não limita e não discrimina ninguém. Por esse motivo, as pessoas céticas acabam se desconectando de uma de suas maiores forças, que é a conexão com seu eu superior e propósito de vida.
Já do outro lado, as pessoas que têm utilizado esse chakra em excesso, estão muito desconexas do mundo real, deixando de ensinar outras pessoas o que sabem, o que veem e o que sentem. É como se os espiritualistas e os céticos estivessem vivendo em mundos diferentes, mas as duas forças juntas podem chegar muito mais longe.
O cético precisa da esperança e da fé do espiritualista. E o espiritualista precisa da praticidade e realismo do cético. Por muitos anos criou-se a imagem de que a pessoa mais evoluída espiritualmente, não poderia ganhar dinheiro ou ter bens materiais, mas essa não é a realidade do mundo. Os ganhos financeiros e materiais são uma troca de energia, assim como qualquer outra e, se estiver dentro dos seus valores éticos, morais e da sua honra, está tudo bem.
O chakra coronário é muito poderoso na sua compreensão e conexão, mas pode também ser um chakra paralisador, pelo simples fato de compreender e aceitar as coisas como elas são.