Definição do chakra
Chakra Laríngeo – Comunicação, Expressão, Audição
Necessidades emocionais e específicas
Necessidade de expressar seus pensamentos e emoções
Necessidade de expressar sua essência
Necessidade de dizer sua verdade
Necessidade de se comunicar
Necessidade de ouvir e ser ouvido
Necessidade de receber atenção quando está se expressando
Necessidade de ser compreendido
Expressão da sua opinião
Necessidade liderar
A principal pergunta deste chakra é:
Como posso expressar quem eu realmente sou e o que eu sinto e penso? Qual a melhor forma de me expressar? Quem quer ouvir o que eu tenho a dizer? Como eu posso compreender melhor o meu público para me expressar de forma que eles entendam? Como posso tornar o que tenho a expressar interessante? Como posso ouvir melhor o que o outro tem a dizer?
Ferramentas do Chakra
Comunicação; Capacidade de se moldar ao público; Expressão das opiniões; Capacidade de ouvir o que o outro tem a dizer; Falar em público; Incentivar e motivar pessoas; Influenciar pessoas; Manipulação; Manipulação da verdade; Convencimento; Ser o centro das atenções; Facilidade em fazer amizades, Comunicação agressiva.
Todas as situações em nossa vida esse chakra vai avaliar o seguinte:
Estou me comunicando de forma clara e objetiva sobre o que penso, quero e sinto? Estou expressando quem eu realmente sou? Eu exagero quando converso com alguém, falo muito sobre mim, e ouço pouco o outro? Eu sei filtrar o que posso falar para uma pessoa e o que não posso? Eu sei quando devo me calar e apenas ouvir? Será que eu manipulo ou minto para as pessoas à minha volta em excesso? Eu tenho a necessidade de estar sempre certo?
A comunicação e a expressão de quem somos é importante, assim como ouvir o outro lado também é importante, mas quando exageramos em nos expressar sem deixar que outras pessoas tenham vez, ou quando exageramos em ouvir em excesso e expressar pouco o que queremos, causamos um desequilíbrio neste chakra, e podemos afastar as pessoas ou causar frustrações para nossas vidas.
Explicação da forma certa/errada de utilizar
O chakra laríngeo é o chakra responsável pela expressão de quem somos, tanto a nível humano, como a nível espiritual. Ele tem conexão com o nosso propósito de vida e nosso eu superior, e é capaz de traduzir em expressão humana, aquilo que viemos fazer aqui.
Também é responsável por nos comunicarmos, fazer com que os outros nos entendam, ouvir as outras pessoas. Esse chakra é a nossa ferramenta para sermos compreendidos pelo mundo e pessoas à nossa volta.
Devemos expressar quem somos, o que queremos, o que pensamos e o que sentimos, porém se essa expressão for de uma forma desequilibrada, abusiva ou agressiva, isso causará outros problemas, como o afastamento de pessoas, dificuldade em se relacionar, abuso de liderança, manipulação, mentiras, conflitos excessivos, entre outros problemas.
Da mesma forma, se não conseguimos expressar o que queremos, sentimos e pensamos, se não conseguimos dar nossa opinião sobre nenhuma situação, e nos calamos mesmo quando devemos falar, se estamos nos sentindo reprimidos tanto por nós mesmos, quanto por outros, se seguimos mais a opinião dos outros do que a nossa própria, temos problemas de infelicidade, insatisfação, fuga dos problemas, fuga de conflitos, dificuldade de se posicionar e tendência a estar em empregos e relacionamentos abusivos.
O chakra laríngeo é de extrema importância para nossa expressão, comunicação e contato com outras pessoas, portanto você deve estar sempre se questionando se está dizendo o que você realmente quer, se está expressando a sua verdade, mas ao mesmo tempo ouvindo o outro lado e ponderando as opiniões de todos os envolvidos, sem ser abusivo ou abusado.
Exemplos específicos de problemas na utilização do chakra
É normal que em situações de conflito, empolgação, acontecimentos imprevisíveis ou novos acontecimentos, que esse chakra fique desequilibrado, tanto com energia em excesso, ou com bloqueio de energia. Isso quer dizer que você pode ir tanto para um extremo de falar sobre algo em excesso, gritar, discutir, não deixar o outro falar, não aceitar a opinião do outro, quanto ir para o outro extremo de não dizer o que você pensa, se bloquear e ficar frustrado, ficar remoendo o que você tinha para dizer e aceitar tudo que lhe foi dito.
Essas situações de excesso ou de bloqueio podem e vão ocorrer com qualquer tipo de pessoa, e podem ocorrer dentro dos seus trabalhos em uma discussão com um colega ou superior, como dentro de casa, no seu relacionamento, família e até mesmo entre amigos. Essas situações de excessos ou bloqueios também acontecem com desconhecidos, como em uma briga de trânsito, ou uma discussão em um bar, ou até mesmo quando você faz uma reclamação formal sobre algum produto ou serviço.
Os problemas maiores ocorrem quando você utiliza o extremo deste chakra em todas ou na maioria das situações da sua vida; ou quando você bloqueia em excesso a sua expressão em todas ou na maioria das situações da sua vida.
Por exemplo, é normal que você queira gritar de alegria ou de raiva quando seu time de futebol perde, ou quando você ganha uma promoção ou perde seu emprego. Mas se você utiliza o grito e a autoridade o tempo todo, mesmo nas situações mais comuns, você estará utilizando em excesso a energia deste chakra.
Da mesma forma que é comum que você se cale diante do seu superior no trabalho, ainda mais se ele estiver nervoso ou muito decepcionado com você e, principalmente, se você estiver errado. Mas se você se cala ou se anula em todas as interações com seus superiores, mesmo quando você está certo, você estará bloqueando a expressão de quem você é, dos seus valores, pensamentos e opiniões.
Uma metáfora que descreve o equilíbrio necessário do Chakra laríngeo a situações:
O chakra laríngeo é um ator. Ele quer estar em destaque, no centro das atenções e poder se expressar para suprir suas necessidades de comunicação e expressão de quem ele é. Porém, se ele estiver interpretando um papel desconexo com sua essência, ele vai estar ou bloqueado, ou com energia excessiva, tentando encontrar o que lhe faz feliz. O laríngeo é um ótimo intérprete da sua essência; ele traduz como nenhum outro o seu propósito e o que você veio fazer aqui. Além disso, ele atua no papel de protagonista da sua própria história, sabendo exatamente quem são seus telespectadores.
Chakra nas suas versões de fluxo equilibrado, excessivo, baixo
Excesso:
Falar demais
Mentir para ganhar
Manipular as coisas a seu favor
Manipular as visões das pessoas
Contar histórias ou falar sobre assuntos que ninguém se interessa
Dificuldade de perceber quem é seu público e quem não é
Conflito em excesso
Comunicação agressiva
Dificuldade em ouvir o outro
Imposição ou autoritarismo
Não aceita opiniões divergentes das suas
Não aceita perder uma discussão
Exalta suas conquistas, aumentando o que realmente foi conquistado
Generaliza a comunicação para convencer as pessoas
Vende qualquer coisa para qualquer um
Aumenta suas capacidades
Não aceita ouvir um ‘não’
Fala alto
Não ouve ou apenas finge ouvir
Não aceita feedbacks
Se atacado com palavras, ataca de volta sem pensar
Julga e critica
Baixa energia ou bloqueio:
Dificuldade em falar em público
Dificuldade em expressar sua opinião
Não consegue expressar o que sente ou pensa
Mentir para fugir de uma situação
Aceita a opinião e argumento de todos sem questionar
Não questiona ninguém, mesmo que não seja autoridade
Aceita situações de humilhação
Dificuldade de interação com pessoas, especialmente pessoas novas
Dificuldade em falar a verdade
Não consegue se sentir seguro para expressar seus pensamentos
Dificuldade ou bloqueio ao corrigir alguém
Dificuldade em fazer uma reclamação
Gagueira
Dificuldade em fazer as pessoas entenderem o que você fala
Dificuldade na escolha de palavras
Aceita críticas sem se defender
Equilibrado:
Sabe quando falar
Sabe o que falar
Sabe como falar
Consegue manter as pessoas conectadas com seu assunto e energia
Se expressa de forma equilibrada, porém com a emoção que você quer que o outro sinta
Trabalha muito bem com as emoções do seu público, seja de 1, 100 ou 1000 pessoas
Entra em conflitos de forma equilibrada, sem ser agressivo ou passivo
Consegue ouvir tão bem quanto comunicar
Está sempre atento ao que o outro tem a dizer
Ouve sem julgar e sem criticar, mas dá o feedback real
Sabe quando calar e ouvir
Expressa sua verdade e seu propósito
Sabe quando insistir e quando deixar passar uma oportunidade
Influencia as pessoas com sua expressão e energia
Não se abala com a opinião alheia
Liderança
Exemplos de situações de vida que geram desequilíbrios neste chakra
O que ativa o chakra laríngeo: situações onde ele pode se expor e se comunicar; onde está em público; onde é questionado; onde ele pode ser decisivo; onde ele pode ser engraçado; onde ele pode expressar o que ele sente e pensa; onde ele pode expressar quem ele realmente é.
Pessoas que geralmente tem problema com Excesso de chakra laríngeo:
Pessoas com alto poder na sociedade, que utilizam da manipulação e influência para estarem na liderança.
Pessoas que tiveram traumas por serem caladas ou suprimidas por muito tempo, e querem expor quem são, o que pensam e o que sentem depois que se libertam.
Pessoas que não tiveram limites na sua expressão desde muito cedo, e puderam falar e fazer o que queriam, especialmente com outras pessoas.
Pessoas que tiveram que se expor desde muito jovens, e aprenderam a utilizar a comunicação como um meio de sobrevivência, venda, comunicação.
Pessoas que geralmente tem problema com a Deficiência do chakra laríngeo:
Pessoas que tiveram suas opiniões, ideias e emoções invalidadas quando expostas.
Pessoas que sofreram bullying por expressar alguma opinião ou por cantar.
Pessoas que aprenderam ou entenderam que não são bons líderes, por não terem tido a oportunidade, ou falhado na oportunidade de ser um líder.
Pessoas que sofreram abusos, que foram desacreditadas, que sofreram bullying.
Exemplo de situação prática:
Você precisa falar em público e recebe feedbacks negativos
Pessoa Equilibrada:
Fala em público, sente um nervosismo inicial e antes de começar a falar, mas naturalmente se acostuma com a sensação e com público, e consegue fluir seu conteúdo sem problemas, mesmo que o público pareça neutro ou negativo. Mesmo com feedbacks negativos, consegue subir em outros palcos e entender que talvez ele não estivesse em um bom momento, ou que fosse incompatível com a platéia, sem prejuízo na sua confiança ou desempenho.
Pessoa excessiva:
Fala em público, sobe o palco com uma confiança extrema, parece dominar completamente suas emoções e pensamentos negativos e flui no seu conteúdo natural. Recebendo feedbacks negativos, coloca a energia negativa toda no público, culpa o público por não entender e não gostar do seu conteúdo, sendo até mesmo agressivo com alguns questionamentos e feedbacks. Não aceita mais voltar ao local e se coloca como superior a todos os feedbacks.
Pessoa com energia bloqueada:
Sobe ao palco com muita dificuldade, fala com nervosismo e medo, e quando começa a receber críticas, paralisa completamente e não consegue seguir seu próprio script. Recebendo feedbacks negativos, pode tanto culpar a si mesmo, quanto ao público, mas de qualquer forma encontrará uma maneira de fugir da situação. Evita situações parecidas novamente, e diz pra si mesmo que não tem condições de lidar com aquele tipo de situação.
Exemplo de situação prática:
Discussões em reuniões familiares
Pessoa Equilibrada:
Tenta entender todos os lados da discussão, mas se posiciona de acordo com suas opiniões. Não foge da responsabilidade da discussão e de tomar uma posição, mas também não parte para uma comunicação agressiva. Consegue encontrar e fazer um acordo no meio termo, se precisar.
Pessoa excessiva:
Não consegue entender ou aceitar opiniões diversas das suas, e acredita que está mais certo do que as pessoas que discordam dele. Dependendo do nível da discussão, não vai aceitar fazer um acordo no meio termo, e vai querer impor os seus próprios termos e ideais. Tem dificuldade em ouvir e aceitar argumentos contrários aos seus.
Pessoa com energia bloqueada:
Vai evitar a discussão, mesmo que seja algo de seu interesse ou que o prejudique. Vai ficar no meio termo ou em cima do muro, esperando que alguém decida por ele qual o próximo passo ou o desfecho da discussão. Não vai querer se comprometer com uma opinião, mesmo quando questionado.
Atividade principal para desenvolvimento do laríngeo:
Falar na frente do espelho
Falar com amigos e familiares que você confia
Treinar um discurso que você se sente confortável
Expressar sua opinião para pessoas próximas sem filtros
Cantar
Expressar sua opinião em fóruns da internet
Entrar em discussões de forma consciente
Ouvir pessoas que você geralmente não ouviria
Conversar com pessoas que você não conhece
Puxar conversa
Ouvir sem julgamentos
Ouvir sem dar sua opinião
Expressar quem você é e o que você acredita para as pessoas
Gravar áudios e vídeos de você mesmo falando sobre um assunto que você gosta ou que você se conecta
Fazer cursos de oratória
Assistir vídeos de pessoas que se comunicam bem
Assistir vídeos de pessoas que debatem bem
Assistir vídeos de pessoas que ouvem bem o outro lado
Maior Desafio do Chakra laríngeo:
Se comunicar com clareza
Expressar quem realmente é
Não ter uma comunicação agressiva
Expressar sua real opinião sobre as coisas
Expressar suas emoções e pensamentos
Ouvir sem julgamento
Calar quando deve
Não mentir
Não manipular
Dúvidas Comuns / Estereótipos / Linha fina do chakra.
É errado falar muito?
É errado julgar?
É errado mentir / julgar?
É errado calar e não expressar sua opinião?
É errado não ouvir o que o outro tem a dizer?
É natural que o déficit ou excesso de uma energia façam parte de algumas situações da nossa vida. Porém, quando esse déficit ou excesso se prolongam por muito tempo, é uma demonstração de que algo não está indo bem. Em uma situação pontual, é normal o desequilíbrio, mas quando isso se torna geral, é sinal de que algo está errado.
O chakra laríngeo é o nosso chakra da expressão, e é normal ter um rompante de gritos ou um bloqueio que te cala algumas vezes. É comum se calar diante de um chefe nervoso ou se exaltar com um parceiro que lhe causa alguma irritação. Porém, se isso é rotina, deve ser observado de perto o que está acontecendo. O laríngeo é o chakra da expressão de quem somos e do que estamos fazendo aqui, portanto se ele está muito bloqueado, quer dizer que não estamos expressando o que deveríamos.
Ao mesmo tempo, se estamos expressando em excesso, pode ser que estejamos suprimindo ou bloqueando outros de expressarem quem eles são. Ou pode até mesmo querer dizer que estamos ‘gritando’ tanto, para esquecer ou suprimir quem realmente somos. Toda falta ou excesso significam problemas.
Para equilibrar este chakra, é muito importante o entendimento de quando, onde e como nos expressarmos, pois não é todo lugar que nos cabe, assim como não é toda roupa que nos serve. O contexto da expressão de quem somos, do que queremos, dos nossos sentimentos e opiniões, é tão importante quanto o que queremos e devemos expressar em si. Se não sabemos entender o que nos serve, onde podemos realmente agregar e o que queremos como resultado da nossa expressão, de nada adianta, pois continuaremos tentando fixar um prego na areia.