Chakra Sapiens Introdução – Porque é tão difícil atingir a felicidade no século 21? Parte 1

Chakra Sapiens

 

Bom dia, meu nome é Rafael, eu sou cocriador da metodologia chakra sapiens, essa metodologia vem do conceito de que hoje na nossa sociedade nós temos uma tecnologia avançada do século 21, mas temos uma psicologia primitiva que foi baseada em nosso grande historico de periodos de escassez e conflitos, e esse conflito entre o nosso presente e o nosso passado, entre o nosso neocortex que é o nosso lado racional e nossos sistema limbico e reptiliano que são nosso lado mais animal e primitivo, é o que acreditamos ser o nosso problema mais grave hoje, tanto para a sociedade como um todo, como para o individuo que busca ser feliz e ter uma vida equilbrada.

 

Em nossa visão se não tivermos uma mudança drastica em nossa psicologia e na nossa sociedade, nossos avanços tecnologicos vão começar a piorar ao invés de aprimorar nosso futuro algo que já está acontecendo atualmente. E nossa proposta é apresentar esse modelo de atualização do ser humano.

 

 Hoje por exemplo porque os canais de televisão focam tanto em notícias negativas? isso é um exemplo que é explicado pela psicologia evolutiva, na maior parte de nossa historia evolutiva tivemos grandes problemas para sobreviver, passamos por grandes periodos de escassez e de conflitos, entao a nível psícologico temos uma tendencia a focar mais atenção no negativo do que no positivo. (Link do estudo)

 

Hoje temos na televisão aberta um modelo de noticias do qual aquilo que ativa mais nossas emoções negativas e primitivas é priorizado pois é aquilo que vai gerar mais atenção, e dar mais lucro. Essa exploração do nosso lado primitivo e atrasado, e o foco no lucro ao invés do longo prazo de nossa sociedade, é uma das raizes dos nossos problemas atuais.

 

Nosso sistema politico que idealmente deveria ter as pessoas com melhor capacidade e intenção, mas acaba hoje sendo um sistema falho, que novamente explora o nosso lado mais primitivo de de querer um lider e salvador que se coloca na posição de resolver tudo, de lutarmos e nos protegermos de tribos inimigas, e novamente acaba sendo muito mais facil ganhar votos com campanhas que focam no nosso lado primitivo, do que no nosso lado racional.

 

Nossas midias sociais e o youtube, que acabam tendo algoritmos que focam sempre naquilo que é mais extremo e apelativo, e acabamos criando uma versão irrealistica do ser humano.

 

Hoje estamos batendo recordes de problemas referente a depressão, burnout, pessoas infelizes com seu trabalho, e um sistema economico que mesmo hoje com nossa produtividade sendo 50x mais do que no passado, tem formulas que nos fazem trabalhar e competir cada vez mais de forma não sustentavel.

 

Porém apesar de tudo isso, temos hoje exemplos de individuos que nasceram em situações extremamente dificeis e conseguiram atingir o sucesso e a felicidade, e exemplos de sociedades que a maioria da sua população é feliz com o seu governo, e com sua situação pessoal.

 

A essencia da nossa metodologia foi procurar entender o que faz o ser humano ser feliz, qual é o grande diferencial das sociedades e pessoas de maior sucesso e felicidade, e porque é tão facil manipular e explorar o ser humano?

 

Não encontramos essa resposta da felicidade e do equilibrio nem no extremo da responsabilização do individuo que é colocado como responsavel pelo seu sucesso e felicidade independente da sua circustancia, e que motivação e disciplina é a chave para tudo. E nem no extremo da vitimização perante a sociedade e suas circunstancias. O que aprendemos é que tanto o individuo precisa fazer sua parte, como ao mesmo tempo precisamos estar em um ambiente equilibrado e saudavel, ambos os lados precisam ser trabalhados. Um não funciona sem o outro.

 

Em busca dessas respostas estudamos tudo o que era relevante dentro das areas de estudo ocidentais como a psicologia, psicologia evolutiva, sociologia, antropologia, neurologia, biologia e também das areas orientais como meditação, yoga, acunputura, chakras, chi, e conceitos que se referem ao nosso corpo energetico.

 

E foi através do estudo dos chakras que achamos a grande chave que facilitou a compreensão das origens do comportamento humano, e a validação das mais novas descobertas da psicologia moderna.

FOLLOW US

STUDY CENTER

CATEGORIES

Categorias